Alerta
Vigilância já encontrou 21 focos do mosquito Aedes nos bairros
Média é de um foco identificado a cada 2,3 dias desde o início do ano; comunidade precisa ajudar
A Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams) da prefeitura está preocupada com a grande quantidade de focos de mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus encontrados em Pelotas. Desde o início do ano, 21 pontos foram identificados, sendo que em mais de dez já havia larvas dos insetos. Regiões da Balsa, Centro, Laranjal, Três Vendas e Fragata já registraram a presença de focos.
Nesta quarta-feira (20), equipes da Vigiams farão mutirão no Balneário dos Prazeres, onde nove casos ocorreram. Quando focos são identificados, é delimitado um raio de 300 metros a partir do local e inicia-se uma Pesquisa Vetorial Especial (PVE), além de limpeza mecânica (retirada de entulhos e inservíveis) e química (fumacê/fumaça e vaporização de Ultrabaixo Volume). Também são realizadas visitas domiciliares na área.
Os mosquitos estão relacionados à transmissão de doenças como dengue, zika vírus, febre amarela e febre chikungunya. A Vigiams alerta que o calor associado à umidade potencializa a reprodução dos mosquitos.
Ajude você também
“Pedimos a colaboração dos moradores para que recebam nossas equipes em suas residências, assim como do restante da população, para que cumpram a sua parte, a fim de que não surjam novos focos”, solicita a chefe da Vigilância, Isabel Madrid. Os agentes trabalham sempre identificados com o uniforme da Vigilância Ambiental em Saúde e com um crachá, que contém o seu número de matrícula. Qualquer dúvida em relação ao atendimento da Vigiams pode ser esclarecida pelo 3284-7759, telefone do Programa de Combate ao Aedes.
Sem água acumulada
A Vigilância Ambiental recorda que a melhor maneira de prevenir a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos é eliminando a água parada. Os moradores devem conferir seus pátios e jardins, a fim de não deixar água da chuva acumulada, seja em pneus e objetos variados ou até em pratos ou vasos de plantas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário